terça-feira, 5 de junho de 2018

05 DE JUNHO: DIA DA CERVEJA BRASILEIRA

Tudo começou em 2012, em homenagem ao querido Rupprecht Loeffler, carinhosamente conhecido como “Seu Lefra”, o mais antigo mestre cervejeiro brasileiro que faleceu aos 93 anos em 2011.

Seu Lefra atuava na Cervejaria Canoinhense em Canoinhas, a cervejaria brasileira mais antiga ainda em atividade!


Sobre Rupprecht Loeffler (Por Gerda Loeffler)


Rupprecht Loeffler, filho de Otto Loeffler e Ema Witt Loeffler, nasceu dia 05 de junho de 1917 em Hansa Humboldt (Santa Catarina), hoje Corupá. Foi batizado no dia 02 de setembro de 1923 na Igreja Evangélica Luterana. Na época, seu pai tinha uma pequena Cervejaria Artesanal em Corupá. Ele veio da Bavaria, Alemanha, já como cervejeiro formado. Rupprecht tinha mais quatro irmãos: Rodolfo, Guilherme, Carlos, Henrique e uma irmã Érica.

Em Ouro Verde, hoje Canoinhas, uma cervejaria artesanal estava à venda e o pai de Rupprecht resolveu comprá-la. No dia 1º de abril de 1924, Otto comprou a cervejaria “Ouro Verde” de Pedro Werner e Otto Brachmann, e mudou-se com a família para o município. A cervejaria havia sido fundada no ano de 1908.

Quando a família foi para Canoinhas, Rupprecht tinha apenas seis anos e dez meses. Durante a semana, ele frequentava a Escola Evangélica, do Pastor Georg Weger, e, aos domingos, ia ao culto infantil. Foi confirmado na igreja evangélica Luterana no dia 20 de março de 1932, pelo Pastor Georg Weger. Participou da juventude e dos cultos da igreja.

Rupprecht foi crescendo e aprendendo a fazer cerveja com o seu pai Otto. Fez estágio em Joinville, na cervejaria Catarinense, entre os anos de 1935 e 1936. Ao mesmo tempo, no período noturno, participava do Ministério da Guerra como reservista do exército (2ª categoria).

Um dos prazeres de Rupprecht era a caçada, o que dá para notar nos bichos empalhados expostos na cervejaria. Quem empalhou foi o seu irmão, Guilherme (o Willi).

Quando voltou de Joinville, Rupprecht foi visitar o seu irmão Carlos em Goiás Velho. Ele também tinha uma cervejaria artesanal. Na época, alguns amigos de Carlos estavam preparando uma viagem para a Ilha de Bananal, para caçar e viver uma temporada no mato. Rupprecht aceitou o convite e foi junto. Ele gostou e voltou com muitas histórias para contar.

Quando voltou para Canoinhas, seu irmão Guilherme ofereceu a cervejaria Canoinhense Artesanal para que Rupprecht a comprasse. Ele pensou, pensou, e enfim a comprou, no dia 1º de julho de 1938, quando tinha apenas 21 anos. Trabalhou muito para poder pagar a cervejaria.

Em 1944, conheceu a moça Gerda Stein, de Guaramirim. Os dois namoraram por um tempo e casaram-se no dia 10 de março de 1945 em Canoinhas. O casamento ocorreu no civil e na igreja evangélica confissão Luterana, pelo Pastor Georg Weger. Da união do casal, nasceram quatro filhos: Elfi, Walli, Doris e Werner. Eles cresceram, estudaram, formaram-se, casaram e nos deram netos (Daniela, Gabriela, Janaina, Rinaldo, Andiara, Enos, Pedro, João André e Elisabeth) e bisnetos (Manuela, Arthur, Matias, Heitor, Ester e Gabriel). Depois, Rupprecht e Gerda trabalharam juntos no comércio da Cervejaria Artesanal. Rupprecht dedicou boa parte da sua vida a produção da loira e preta gelada.

Em 03 de setembro de 1984, Rupprecht Loeffler ganhou da Câmara Municipal de Canoinhas o título de Cidadão Honorário de Canoinhas (SC). Em 2009, cervejeiro Rupprecht era tão conhecido na cidade que, com 92 anos, virou selo dos Correios, pelo vereador Wilson Pereira.

No dia 21 de fevereiro de 2011, Rupprecht não se sentiu bem e foi levado para o Hospital Santa Cruz. Primeiro ficou no quarto e depois foi para a UTI. No domingo, 27, às 12h40, Rupprecht faleceu. Seu velório ocorreu na Câmara de Vereadores do município. O Coral da igreja Luterana cantou hinos de despedida, com as orações do Sr. Pastor Emerson e Sr. Aloizio Soares. O enterro aconteceu às 15h do dia seguinte, 28. Rupprecht faleceu com 93 anos, 07 meses e 22 dias. A prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Sobre a Cervejaria Canoinhense


Fundada em 1908 pelo pai do Seu Lefra, a Otto Loeffler, a Cervejaria produz cerveja e chope artesanais com receita que está na família a 5 gerações, seguindo a Reinheitsgebot - Lei da Pureza Alemã. Os tonéis de carvalho foram trazidos da Alemanha há mais de um século. A produção é de cerca de 1500 garrafas por mês. Suas principais marcas são a escura Nó de Pinho e a clara Jahu. Produz também uma Malzbier, a bock Porter e a suave Mocinha. Junto à fábrica fica o bar que é tão antigo quanto a cervejaria, todo decorado com animais empalhados. Funciona só de dia.

Seu Lefra sempre foi uma figura marcante na cidade, como mostra em um curta-metragem “Cerveja Falada” sobre a Cervejaria Canoinhense, vencedor do edital da Cinemateca Catarinense em 2008. No documentário, Seu Lefra garante beber duas garrafas de cerveja por dia. O trabalho ainda mostra que mantém os velhos amigos, e esses, com no mínimo 1001 histórias para contar!
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Cervejeira Nerd • All Rights Reserved.
Distributed By Free Blogger Templates | Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top