quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Degustação de cervejas da Cervejaria Suméria

Foi num domingo à tarde em que eu e minhas amigas resolvemos fazer uma rodada das cervejas da Cervejaria Suméria. Trouxe as cervejas quando estive em Santo André e conversei diretamente com Marcelo Ribeiro, um dos sócios da cervejaria.

A Cervejaria Suméria é nova, foi fundada em dezembro de 2013, nasceu através da amizade entre amigos e a iniciativa de produzir uma cerveja de qualidade e personalidade marcante. É uma microcervejaria "cigana", não possui fábrica própria, então suas cervejas são feitas por outra cervejaria e pelo mestre cervejeiro Evandro Zanini. O nome Suméria foi escolhido por ter acontecido nessa civilização, próxima a mesopotâmia, os primeiros indícios de uma produção rudimentar de cerveja, em 4.000 a.C.


Cerveja Suméria Bilbat German Pilsen 4,7%
É uma cerveja leve, pura e refrescante. Segue criteriosamente a Lei da Pureza, possuindo somente água, malte, lúpulo e levedura na composição. A cerveja é bem equilibrada, resultado da combinação perfeita de lúpulos selecionados. É levemente adocicada, com suave amargor, de espuma cremosa e duradoura e boa carbonatação. O rótulo bastante caprichoso remete a antiga civilização Suméria (que inspirou o nome da cervejaria). A mulher que ilustra o tema principal chama-se Ninkasi, deusa da cerveja. Bela homenagem!


Cerveja Suméria Cambuça Blanche 4,2%
É uma cerveja que harmoniza a fruta Cambuci (típica da Mata Atlântica) com o tradicional estilo belga witbier. É uma cerveja turva, de coloração clara, levemente ácida e com aromas complexos de ervas e condimentos. O rótulo foi cuidadosamente desenvolvido e envolveu um aprofundamento na história da fruta Cambuci, que teve este nome dado pelos índios Tupis Guaranis. A cerveja possui como tema principal a amizade, portanto deve ser apreciada ao lado de boas companhias!


Cerveja Suméria Olívia IPAlito 5,4%
Quando a cerveja foi criada e lançada em maio de 2014, os sócios não imaginaram o sucesso que ela faria! A irreverente e delicada Olívia IPAlito possui características marcantes e acentuado amargor proveniente de lúpulos frescos vindos diretamente dos Estados Unidos. A coloração intensa e alaranjada é característica dos maltes utilizados. O rótulo divertido foi uma homenagem a uma personagem da infância dos criadores da cerveja.


Cerveja Suméria Christmas Olívia IPAlito 5,4%
Essa cerveja não é novidade aqui no blog, já foi mencionada no post como opção de natal. Foi criada a partir da receita da Olívia IPAlito porém com acréscimo de lúpulo e elaborada com Triple Dry Hop dos lúpulos Ella, Columbus e El Dorado. Com aromas frutados, remetendo a frutas amarelas, proveniente dos lúpulos americanos e australianos, harmoniza perfeitamente com pratos típicos de natal como carnes gordurosas, pernil, chester e peru. A ideia desta cerveja sazonal foi criar uma cerveja para o verão, clima durante o natal aqui no Brasil. A cerveja foi feita para o natal de 2014 e não se sabe ainda se será novamente produzida para o próximo natal.

Degustar as cervejas da Suméria foi uma experiência divertida e saborosa! Só faltou experimentar a cerveja Suméria Angry Nuts. Espero ter essa oportunidade em breve...

Enjoy it!
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Cervejeira Nerd • All Rights Reserved.
Distributed By Free Blogger Templates | Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top