sábado, 23 de abril de 2016

Reinheitsgebot faz 500 anos!

Você sabe o que significa Reinheitsgebot?


Reinheitsgebot é a Lei da Pureza da Cerveja promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera, em 23 de abril de 1516. Constitui um dos mais antigos decretos alimentares da Europa e preservou a tradição da cerveja alemã.

A Lei da Pureza de Cerveja instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte e lúpulo. A levedura de cerveja não era conhecida na época, somente no século 19, pelos estudos de Louis Pasteur, as leveduras foram reconhecidas como protagonistas da fermentação.

A intenção da lei não era somente garantir a qualidade da cerveja, mas também de controlar seu preço. A maior parte do texto da Reinheitsgebot trata puramente de controle de preços. Além de motivações locais, essa preocupação com o tabelamento pode estar relacionada ao prelúdio da chamada "Revolução dos Preços" que afetou a Europa Ocidental entre o fim do século 15 e o começo do século 17.

Atualmente, devido à regulamentação europeia, outros ingredientes são autorizados nas cervejas alemãs, mas a maioria dos cervejeiros alemães continua a seguir as prescrições da Reinheitsgebot, consideradas garantia de qualidade. Isto acontece principalmente nas marcas vendidas em território alemão. A Lei da Pureza da Cerveja é vista e tratada como um patrimônio do mundo cervejeiro, tanto que há um grupo de cervejeiros alemães empenhado em torná-la patrimônio da humanidade.
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Cervejeira Nerd • All Rights Reserved.
Distributed By Free Blogger Templates | Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top