quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ACervA Paulista faz seu primeiro Festival de Cervejeiros em novembro

ACervA Paulista faz seu primeiro Festival de Cervejeiros


Evento acontece no feriadão da Consciência Negra e programação inclui palestras internacionais, painéis e festa


Com água, malte, lúpulo, fermento, criatividade e uma boa pitada de loucura, eles criam uma infinidade de sabores. Mas se tem um ingrediente que não pode faltar na panela dos cervejeiros caseiros é o conhecimento. Por isso, a ACervA Paulista faz entre os dias 20 e 22 de novembro seu primeiro Festival de Cervejeiros, que tem apoio do Instituto da Cerveja Brasil e da Cervejaria Invicta. Serão dois dias inteiros dedicados ao que os caseiros mais gostam: a troca de informações. E no terceiro dia, uma festa na rua, aberta ao público, com food trucks e cervejarias convidadas.

O festival acontece no Instituto da Cerveja Brasil e vai contar com convidados de peso. O time de palestrantes internacionais conta com Hans Müller (Mestre-cervejeiro e proprietário da Cervejaria Hanscraft & Co, da Alemanha), Pat Fahey (sétima pessoa no mundo a se tornar Mestre Cicerone) e Nathan Zeender (Mestre-cervejeiro e co-fundador da Right Proper Brewing Co, dos Estados Unidos). Já entre os craques nacionais estão Edu Passareli (especialista em cervejas e cervejeiro caseiro), André Leme Cancegliero (Sócio-proprietário da Cervejaria Urbana), Luís Celso Jr (jornalista, sommelier de cervejas e blogueiro), Marina Pascholati (Cervejeira da Blondine) e Victor Marinho (Cervejeiro caseiro e proprietário da Hophead Brewing Consulting) e Frederico Ming (Cervejaria Capitu) e Alexander Weckl, da Cooperativa Agrária Agroindustrial.

Os temas são os mais abrangentes. Vão das tais loucuras que os caseiros aprontam com suas panelas ao crescimento do movimento cervejeiro, passando, claro, por questões técnicas do processo de produção da cerveja como fermentação, lupulagem e lei da pureza. E a ACervA Paulista reuniu convidados de peso para falar sobre os assuntos.

Qualquer pessoa interessada em saber mais sobre cerveja caseira e o mercado cervejeiro pode participar do Festival de Cervejeiros. As inscrições custam R$ 300 e dão direito a assistir a todas as palestras e painéis. A programação promete ser intensa: sexta e sábado, das 9h às 19h. Associados de qualquer ACervA do país e ex-alunos do ICB têm descontos especiais.

Já no domingo é hora de relaxar. A festa será na Associação Cecília, espaço cultural que abriga eventos diversos, e começa cedo: às 11h. Aberta ao público, a confraternização terá food trucks, cervejarias convidadas e show. Como acontece na rua, também tem hora para acabar: às 19h.

As inscrições podem ser feitas pelo site da ACervA Paulista (http://bit.ly/festival-participe). O Instituto da Cerveja Brasil fica na Avenida das Carinás, 417, em Moema. E a Associação Cecília fica na Rua Vitorino Carmilo, 449, em Santa Cecília.

Confira a programação das palestras:


O que é um SommelierPat Fahey (sétima pessoa no mundo a se tornar Mestre Cicerone, Estados Unidos)
Uma descrição do estudo e treinamento necessários para um Sommelier, assim como as funções exercidas no mercado de trabalho. Uma visão do responsável pelo gerenciamento de conteúdo do exame de qualificação do Cicerone Certification Program Reinheitsgebot - Hans Müller (Mestre-cervejeiro e proprietário da Cervejaria Hanscraft & Co, Bavaria, Alemanha) Breve história da Lei da Pureza, os riscos e benefícios desta limitação do ponto de vista cervejeiro, como ser criativo dentro da lei e o seu possível futuro. Também será apresentado como opera uma cervejaria na Bavária que segue a lei da pureza.

Fermentação espontânea e láctica - Nathan Zeender (Mestre-cervejeiro e co-fundador da Right Proper Brewing Co, dos Estados Unidos)
Fermentação com Brettanomyces e bactérias de ácido láctico estão abrindo novas e emocionantes fronteiras de sabores para os cervejeiros. A crescente indústria de cerveja artesanal e a comunidade de homebrewing ao redor do mundo está alimentando o interesse em técnicas e ingredientes experimentais. Com o crescimento do interesse em trabalhar com estes microorganismos, que até recentemente eram considerados "pragas" pela maioria das cervejarias, será apresentada uma teoria básica e prática vivenciada nos últimos 10 anos pelo palestrante, primeiro como cervejeiro caseiro e posteriormente como cervejeiro profissional.

Lúpulo, lúpulo e mais lúpuloLeonardo Sewald (Sócio-proprietário da Cervejaria Seasons)
Dizem que Leonardo coloca lúpulo até no café com leite. Pelas cervejas produzidas na Cervejaria Seasons, todos sabemos que de amargor ele entende. A palestra apresentará técnicas avançadas de lupulagem e como projetar uma IPA. Dicas para o aperfeiçoamento no uso de lúpulo e um melhor entendimento dos seus aspectos.

Loucuras na panelaHumberto Ribeiro (Cervejeiro caseiro e proprietário da cervejaria Jambreiro) e Fred Ming (Cervejeiro caseiro e sócio-proprietário da Cervejaria Capitu)
Quem conhece esses dois cervejeiros sabe que a criatividade deles não tem limites. Uma apresentação sobre produção de cervejas com ingredientes e técnicas inusitadas.

Adjuntos CervejeirosVictor Marinho (Cervejeiro caseiro e proprietário da HopHead Brewing Consulting)
Victor já produziu para várias cervejarias, boa parte destas não seguem estilos tradicionais e muitas delas têm um toque diferente. A palestra representa o lado oposto à lei da pureza: serão apresentados tipos de adjuntos que podem ser usados na receita de uma cerveja, benefícios e dificuldades do uso destes ingredientes.

Tudo sobre MaltesAlexander Weckl (Cooperativa Agrária Agroindustrial)
Uma breve descrição do processo de malteação, diferenças entre Malte Nacional e Malte Importado, produção, uso e influências na cerveja de Maltes Especiais e como usar Extratos de malte e quais são as suas vantagens e desvantagens.

E painéis:


Sour beers no Brasil
O futuro deste estilo que começa a chegar no Brasil e como as sours são recebidas pelo público geral.

Tradição X Inovação
Uma discussão sobre o uso da Lei da Pureza na produção de cervejas no Brasil, seus benefícios e obstáculos e o uso de ingredientes inovadores.

Diferenças entre cervejeiros caseiros e profissionais
Uma discussão com cervejeiros caseiros que criaram uma marca e agora produzem em microcervejarias.


Sobre a ACervA Paulista


A ACervA Paulista é uma associação sem fins lucrativos formada por cervejeiros caseiros do Estado de São Paulo. Sua finalidade é promover e incentivar a cultura cervejeira e, especialmente, difundir a fabricação da cerveja caseira. Foi criada em 2007 por um grupo de cinco cervejeiros caseiros que se encontrou virtualmente num grupo de discussão sobre cerveja artesanal no Orkut. Hoje, conta com cerca de 400 associados em todo o estado e é responsável, com as outras 16 ACervAs estaduais, de expandir a cultura de produção caseira.


Sobre o Instituto da Cerveja


O Instituto da Cerveja é, atualmente, a maior referência brasileira em educação cervejeira do país, tendo entre sua lista de professores alguns dos mais respeitados nomes do mercado, como o doutor Martin Zarnkow, da universidade alemã Weihenstephan – a mais bem conceituada escola atuante na formação de profissionais da cerveja do mundo. Fundado em 2010, por Kathia Zanatta, mestre-cervejeira pela Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha), Alfredo Ferreira,mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha), e Estácio Rodrigues, MBA em gestão de negócios pela ESPM, o Instituto capacita profissionais, oferecendo palestras e cursos profissionalizantes e de especialização. E ainda, difunde e consolida a cultura cervejeira no mercado brasileiro por meio de competições, como o Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, criado em parceria com ABS- Associação Brasileira de Sommeliers.

Site: http://www.institutodacerveja.com.br/
Fan Page: https://www.facebook.com/institutodacerveja?ref=br_rs
Twitter:​ https://twitter.com/institutcerveja
Instagram: https://instagram.com/institutodacerveja/
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Cervejeira Nerd • All Rights Reserved.
Distributed By Free Blogger Templates | Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top