domingo, 5 de julho de 2015

Maurício Beltramelli: um exemplo no mundo cervejeiro

Não é de hoje que o nome Maurício Beltramelli vem sendo falado no mundo das cervejas artesanais no Brasil! Tive o prazer de conhecê-lo e saber um pouco mais de sua história, que se torna um exemplo para quem pensa em seguir o caminho cervejeiro não só como hobby.

Tudo começou em uma viagem que fez com amigos à Europa, em 2004, quando o mercado de cerveja artesanal no Brasil ainda era tímido. Beltramelli teve sua primeira experiência com uma Chimay Blue, cerveja facilmente encontrada na viagem que fez. Após retornar ao Brasil, ele e os amigos começaram a catalogar as cervejas que tomavam. "Eu sempre gostei de cerveja, mas esse mundo cervejeiro, de cervejas especiais, eu não imaginei há 15 anos que existisse", explica Beltramelli.

O “catálogo” era em forma de planilha com as informações das cervejas que bebiam. Logo as pessoas próximas tomaram conhecimento e começaram a pedir na intenção de poder entender mais sobre as cervejas que bebiam... Foi aí que o site Brejas surgiu, assim sem muita pretensão, na intenção de disponibilizar as informações para o público interessado nas cervejas artesanais.

Anos depois, surgiu a oportunidade de investir em um bar, em Campinas, para que os colegas pudessem ter onde compartilhar experiências cervejeiras. O famoso bar Brejas que já completou 5 anos de existência! Maurício Beltramelli, que era advogado até então, virou empresário, encerrou a sociedade no escritório de advocacia e se tornou um especialista em cervejas. "Primeiro o site, depois o bar e ai eu fui estudar cerveja e me tornei empresário, juiz de cerveja, dou aula para cervejeiros do Brasil e do mundo", comemora o empresário.

Além disso, Beltramelli já lançou dois livros com seus conhecimentos adquiridos: As 100 Melhores Cervejas Brasileiras e Cervejas, Brejas & Birras. Este último tive o prazer de adquirir e muito me agradou a didática de como as informações são passadas!

O empresário afirma que o risco de mudar de profissão foi calculado e planejado. "Eu pensei o seguinte: você vive para trabalhar ou trabalha para viver?! Há pessoas que não gostam de se arriscar e isso é natural, mas você trabalha para que? Você vive feliz trabalhando ou você só trabalha para ter dinheiro?!", questiona Beltramelli.

Com esse discurso, Maurício Beltramelli se tornou um exemplo para aqueles que estão buscando se profissionalizar na área da cerveja. Não é fácil mudar de profissão, sempre há riscos! Por isso a importância de se fazer um bom planejamento com objetivos e metas possíveis de se realizar. É necessário saber onde se quer chegar e ter visão de futuro a médio prazo.

Nada é impossível para os que acreditam, porém fica o alerta de que o caminho é árduo mas poderá render bons frutos no futuro! Faço das palavras de Confúcio as minhas: “Trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida”.

Fonte: G1

Share this article

1 comentários:

  1. Betramelli escreveu que países do continente africano “viviam no paleolítico há milênios antes do colonialismo europeu”. Vergonha! Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/cervejeiros-trocam-mensagens-racistas-sobre-concorrentes-negros.shtml
    Leia "Sapiens" de Yuval Harari senhor Betramelli.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 Cervejeira Nerd • All Rights Reserved.
Distributed By Free Blogger Templates | Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top