terça-feira, 3 de julho de 2018

Campus Party Brasília se firma como a segunda maior edição do país

Evento reúne mais de nove mil campuseiros e 90 mil pessoas no Estádio Mané Garrincha

 
Brasília, 2 de julho de 2018 – Terminou ontem a segunda edição da Campus Party Brasília, maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento reuniu mais de 9 mil campuseiros na Arena e contou com mais de 300 horas de atividades entre palestras, workshops, hackathons, entre outros. Com um dia a mais de programação na área Open do que na edição passada, o evento superou todas as expectativas de público e se firmou como a segunda maior edição do país, perdendo apenas para a edição nacional, com mais de 90 mil pessoas presentes, 50% a mais do que em 2017.
 
“Estamos muito felizes com os resultados dessa edição. Os campuseiros de Brasília adotaram o evento, engajaram-se em todas as atividades, lotaram os palcos e participaram ativamente dos workshops. Eles nos inspiram a buscar atrações e atividades novas e que atendam as expectativas de todos na próxima edição”, comenta Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.
 
Destacam-se as presenças de Chance Glasco, um dos desenvolvedores do jogo Call of Duty; Paco Ragageles, CEO e cofundador da Campus Party; Margarida Campolargo, arquiteta e Chefe da Unidade de Cidades Inteligentes do Porto Digital; Ricardo Cappra, cientista de dados brasileiro que trabalhou nas duas campanhas de Barack Obama; Dado Schneider, doutor em Comunicação e Campuseiro; Andreas Tjeldflaat, arquiteto, designer de produtos e engenheiro norueguês que acredita nos poderes da empatia, comunidade e tecnologia; e Alcyon Junior, gestor de segurança da informação do SEBRAE.
 
Outro destaque da programação foram os quatro hackathons (Data4Good, Parlathon, Hacka Saúde e Blz! Brasília Lixo Zero) que juntos tiveram recorde de participação, com mais de 40 equipes. A premiação doData4Good, uma parceria do CAPPRA LAB e a Unicef para desenvolver soluções baseadas na análise de dados abertos, com foco na Educação Pública do país, contou com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares.
 
A Campus Party Brasília é uma iniciativa do Governo de Brasília e conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Use Telecom e da Telebrás.
 

Open Campus


As mais de 90 mil pessoas que passaram pela área Open, entre 28 de maio e 1º de julho, encontraram uma intensa programação para se divertir e conhecer mais de perto o que são e como funcionam as novas tecnologias. Não faltaram atrações, como as corridas e batalhas de drones, simuladores de corridas, entre outras opções como os curiosos e inovadores projetos acadêmicos da Campus Future e as dezenas de startups da Startup&Makers. O espaço também recebeu palestras, que trouxeram o que há de mais inovador em matéria de educação no país, dentro da área Educação do Futuro. “Nosso objetivo é contribuir para o debate de como melhorar a educação, apresentando para pais, alunos e professores soluções e ferramentas agregadoras e inclusivas que vem se destacando como diferenciais nas salas de aula de todo o país”, complementa Tonico.
 

Include


Na tarde de sábado (30 de junho) foi realizado o lançamento nacional do Include, projeto que consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivo identificar gênios dentro das áreas menos favorecidas do país. A ideia é viabilizar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. No início de junho foi inaugurado, na Vila Marinha, o primeiro laboratório de Brasília, sendo que outros quatro serão entregues até o fim desse ano. “Nossa meta é levar o projeto a todas as cidades brasileiras chegando em dois anos a 10 mil laboratórios”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.


Sustentabilidade e rumo ao Lixo Zero


A Campus Party, em parceria com o MCTIC, realizou uma campanha de troca de equipamentos e acessórios de tecnologia antigos por ingressos que culminou na arrecadação de mais de 2 mil itens ou 8 toneladas de resíduos eletrônicos, entre monitores, CPUs e notebooks. Esses itens passarão por uma revitalização e serão distribuídos para postos do Programa Include e Telecentros espalhados pelo Estado.
 
Além disso, pela primeira vez, a Campus Party fechou uma parceria com a Aliquam Soluções em Meio Ambiente, empresa de consultoria ambiental, com o objetivo de realizar de forma correta o gerenciamento de resíduos sólidos produzido durante os cinco dias de evento, reduzindo o volume total destinado ao aterro sanitário.
 
Confira abaixo os principais números da Campus Party Brasília

- Total de campuseiros: 9.000
Barracas: 3.000, sendo 2.500 simples e 500 duplas

- Atividades na Arena:

4 palcos: Feel the Future, Games & Creativity, STEAM e Coders & Makers
Mais de 300 horas de conteúdos
Número de palestrantes: 384

- Produção e Tecnologia:
Área total do evento – 30 mil m²
Cabos de rede – 15km
Cabos de fibra ótica – 8km
Velocidade da internet – 20GB

- Programa Campus Future
- 20 projetos universitários selecionados para participar do programa

- Startup&Makers 
3 eventos em um: Startup & Makers Expo, Mentorias e Palco
- Selecionados para a Campus Party Brasil: 40 startups (20 growth stage, 20 early stage) 
- Sessões de mentorias agendadas: 155
- Total de mentores: 30
 

- 4 Hackathons:

- Data4Good – 14 equipes inscritas
Primeiro colocado: Toruturadores de Dados

- Blz! Brasília Lixo Zero – 10 equipes inscritas
Primeiro colocado: Recicômetro

- Parlathon 2018 – 8 equipes inscritas
Primeiro colocado: Equipe 31337

- Hack Saúde –  10 equipes inscritas
Primeiro colocado: Equipe Jeviche

- Outros Números
Patrocinadores, Apoiadores, media partners e instituições de ensino – 47 empresas
Comunidades – Mais de 30
Profissionais de imprensa, blogueiros e influenciadores cadastrados para cobertura – Mais de 400


Sobre a Campus Party


A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.
Share this article

1 comentários:

  1. Great place, wonderful food with modern ambiance and comfortable seating with plenty of room. It is now probably one of the best event space Atlanta in my list. Perfect food, great decor and vibrant atmosphere.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 Cervejeira Nerd • All Rights Reserved.
Distributed By Free Blogger Templates | Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top