quarta-feira, 9 de março de 2016

St. Patrick's Day: Mestre-Cervejeiro.com indica rótulos de estilos tradicionais para comemorar a data como os irlandeses


St. Patrick's Day: Mestre-Cervejeiro.com indica rótulos de estilos tradicionais para comemorar a data como os irlandeses


O St. Patrick’s Day é comemorado anualmente no dia 17 de março. Tradicionalmente irlandesa, a festa é celebrada hoje em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. O verde tornou-se a cor símbolo da data que homenageia Patrick, um Santo Padroeiro da Igreja Católica, importante missionário do cristianismo da história da região da Irlanda.

Para celebrar a data, pessoas usam verde e algumas até vestem-se de Leprechaun – figura mitológica do folclore da Irlanda, um duende que está sempre ocupado, trabalhando com um único pé de sapato no meio das folhas de um arbusto ou "sob uma folha de labaça". O trevo de três folhas – utilizado por Patrick para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos e amuleto de sorte -, também é parte da caracterização. A cerveja é peça fundamental da celebração, tão importante que neste dia a Igreja Católica suspende a proibição do consumo de álcool, pois a data cai sempre durante a quaresma. Em alguns países se colorem a bebida e até mesmo os rios com tons esverdeados.

E como a festa é originária da Irlanda, o Mestre-Cervejeiro.com sugere rótulos artesanais de estilos irlandeses para ajudar a comemorar a data como é feito no país:

IRISH RED ALE

Irish Red Ale é o estilo de cerveja mais típico da Irlanda. Suas origens são incertas, porém acredita-se que este estilo surgiu a partir de variações das Pale Ale inglesas. Os irlandeses começaram a adicionar nas receitas de Pale Ale pequenas quantidades de maltes torrados e caramelizados, tornando a cor da cerveja mais avermelhada e trazendo os distintos sabores de caramelo e toffee.

·  Way Irish Red Ale (5,0% / Curitiba, PR): Coloração avermelhada, cristalina. No nariz notas leves de toffe, caramelo e um leve frutado dos lúpulos. Na boca, corpo médio, dulçor predominante e leve amargor final.
·  Cevada Pura Irish Red Ale (4,5% / Piracicaba, SP): Coloração avermelhada, cristalina. No nariz, notas de caramelo e toques florais dos lúpulos ingleses. Na boca, corpo médio, dulçor presente e amargor moderado.
·  Tupiniquim Red Ale (4,5% / Porto Alegre, RS): Cor vermelho escuro, levemente turva. No nariz toffe e caramelo dominam. Na boca, corpo médio, amargor moderado e final levemente adocicado.

DRY STOUT

Outro estilo icônico da tradição cervejeira irlandesa, as Dry Stouts caracterizam-se pelo uso de cevada torrada e a água da região, naturalmente repleta de minerais, em sua produção. O resultado é uma cerveja preta fechada, de textura cremosa, baixo corpo, seca e com sabores de torrefação lembrando café. O Brasil produz algumas ótimas versões deste estilo, confira abaixo algumas sugestões:

·  Container Black Sheep (4,7% / Blumenau, SC): Coloração negra opaca. No nariz predominância de chocolate amargo e um fundo de café que persistem na boca. Tem corpo médio e um leve dulçor final.
·  Dortmund Nostradamus (4,8% / Serra Negra, SP): Negra com fundo castanho escuro. No nariz, notas de café e chocolate amargo que continuam na boca. Tem corpo médio e final seco.
·  Klein Dry Stout (5,6% / Campo Largo, PR): Coloração negra com nuances avermelhadas. No nariz notas de cereral torrado e leve lembrança de café. Na boca, corpo baixo, toques de café e final seco.
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Cervejeira Nerd • All Rights Reserved.
Distributed By Free Blogger Templates | Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top