quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cervejaria Trópica lança edição especial para ajudar na integração dos refugiados no Brasil



Cervejaria Trópica lança edição especial para ajudar na integração dos refugiados no Brasil 


Edição limitada se chamará Mali – um dos países de origem dos refugiados que encontram no Brasil um novo lar


Pensar globalmente, agindo num âmbito local. Foi assim que a cervejaria carioca Trópica decidiu lançar uma edição limitada de chope com a intenção de colaborar com o Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus). Durante o Downtown Oktoberfest, que vai acontecer no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a cada chope vendido, será doado R$1,00 para a entidade sem fins lucrativos. Bernardo Guttmann, sócio da marca, conta que o objetivo dessa atitude é provocar uma reflexão e ajudar na sensibilização da sociedade brasileira quanto à situação dos refugiados no Brasil. Será criado também um hot site para estimular contribuições financeiras e captação de voluntários.

“Nos sensibilizamos com a crise migratória envolvendo refugiados mundo afora e resolvemos olhar para a questão aqui no Brasil. Reconhecemos a importância em acolher de forma humanitária o refugiado, buscando sua reintegração, valorização e inserção social, econômica e cultural”, ressalta Guttmann. A cerveja recebeu a numeração “00” por se tratar de uma edição sazonal e também faz alusão à alta prioridade e importância do tema. “Nossa intenção de proporcionar descobertas e despertar emoções vai além do objetivo inicial de produzir cervejas especiais”, salienta um dos sócios.
Batizando a nova fórmula de Mali – um dos países que sofrem com a ação de grupos islâmicos radicais  –, a Trópica manteve o costume de nomear seus rótulos com lugares que estejam entre os trópicos e tragam uma nova descoberta. Ao sul do deserto do Saara, Mali é o berço da rica e inspiradora música africana, e a Trópica acredita que a região mereça ser conhecida pela sua música e pela cultura de seus povos tradicionais. “Conseguimos unir um pouco dessa história com um singelo pedido de ajuda em um novo produto que tem tudo para conquistar o público, inicialmente, no festival”, afirma Guttmann, ressaltando que a marca vai além do produto em si, pois ela promove a valorização de algo realmente importante. O Brasil recebe refugiados de vários países da África, além de países do Oriente Médio, como a Síria. Assim, ao optar por Mali, a Trópica encontrou uma forma de difundir a causa dos refugiados para a sociedade.
“Para brindar essa iniciativa, nos inspiramos no estilo da cerveja alemã Kölsch, típica da cidade Colônia”, explica o cervejeiro Leandro Ajuz. Como a Kölsch é uma cerveja de alta fermentação e possui características de uma Lager, como uma Pilsen, suas principais peculiaridades são um corpo leve e alta refrescância. “Na receita da Trópica Mali, são utilizados quatro tipos de malte, entre eles, uma pequena porcentagem de malte de trigo, que confere à cerveja uma espessa espuma e um equilíbrio no sabor. O uso de uma trinca de lúpulo alemães proporcionam um frescor e amargor equilibrados”, acrescenta o cervejeiro.
Ainda que a situação no Brasil não seja tão grave quanto na Europa, a disposição em ajudar também se faz presente aqui. O país tem hoje cerca de 8,5 mil refugiados de 81 nacionalidades e os pedidos de refúgio têm crescido bastante nos últimos anos. Por acreditar na capacidade de mobilização e colaboração da comunidade cervejeira, a Trópica enxergou uma oportunidade para ser uma percursora de um processo de sensibilização quanto ao tema e talvez até mesmo um elo de integração entre povos. Além de querer manter um relacionamento com o Adus, a Trópica demonstra o desejo de apoiar outras causas.

“Para a gente foi uma surpresa enorme e foi algo muito bacana porque já é difícil conseguir parceiros em São Paulo, ainda mais em outros estados”, afirma Marcelo Haydu, diretor executivo do Adus. A iniciativa da parceria partiu da Trópica e o valor doado será destinado para a organização da estrutura de um quiosque em Pinheiros, na cidade de São Paulo. Administrado pela Adus, o empreendimento contará com a participação dos refugiados para cozinhar e vender práticos típicos de seus países de origem. A cada 30 dias, uma família ficará à frente da nova instalação, servindo como uma forma de geração de renda e aprimoramento de suas habilidades e relacionamento com os brasileiros. Dessa forma, a intenção é que elas consigam criar condições de manter a venda dos pratos a longo prazo.
De acordo com Haydu, essa parceria entre a Trópica e o Adus abre uma perspectiva e novas possibilidades de a instituição conseguir mais parceiros. “Mais pessoas poderão conhecer nosso trabalho, não só para apoiar esse projeto em específico, mas também outros”, ressalta. Haydu conta que há três projetos em andamento: a escola de culinária, em que os professores serão os próprios refugiados; a criação da sala de informática, visando capacitá-los por meio de cursos; e também de uma sala para atendimento psicológico na sede da entidade.
Para mais informações sobre o quiosque e para fazer doações, o Adus criou uma campanha de crowdfunding que pode ser acessada em: http://www.kickante.com.br/campanhas/adus.

Sobre o Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus)
O Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus), fundado em 2010, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua junto aos refugiados e outros estrangeiros vítimas de migrações forçadas na cidade de São Paulo, a fim de reduzir os obstáculos que enfrentam para sua efetiva reintegração na sociedade. Na visão do Adus, as ações promovidas devem valorizar os laços de solidariedade com os refugiados, escutando suas demandas e respeitando sua individualidade, de modo que cada refugiado possa adaptar sua vida no Brasil segundo suas prioridades.
As atividades do Adus são organizadas em três eixos de trabalho: Advocacy, Orientação de Trajeto, e Reintegração. Em cada um dos eixos funcionam projetos que visam superar os diferentes obstáculos que os refugiados enfrentam desde sua chegada ao Brasil.


Sobre a Trópica                           


Guiada pela paixão por novos sabores e apetite por descoberta, a Trópica trilha novos caminhos, combina ingredientes, coleciona experiências e estimula os sentidos. Trópica brinda à alegria e ao calor. Por ser uma menção implícita à região que abrange uma área grande do planeta (entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio), Trópica também remete à geografia, à vontade de conhecer novas culturas e colecionar experiências.
Além de os rótulos da Trópica representarem um lugar especial, são identificados por um número, dando a ideia de coleção. A número 1 é a Bora Bora, uma refrescante mistura entre a base de maltes de uma Blonde Ale americana e as especiarias de uma Witbier, combinando as cores e aromas da tangerina e do lúpulo mandarina, com uma pitada de sementes de coentro. Já a número 2 é a Arequipa, uma surpreendente combinação do estilo Session IPA com o maior sucesso das praias cariocas – a erva mate. Seu amargor balanceado e o teor alcoólico mais baixo, característico das session beers, tornam esta cerveja altamente refrescante e aromática, perfeita para o calor tropical.


Serviço:
Downtown Oktoberfest
Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
Quinta, sexta e sábado –29 e 31 de outubro – das 13h às 22h
Domingo – 1º de novembro – de meio-dia às 19h
Entrada gratuita
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