sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Top 10 Cervejas Alemãs

Top 10 Cervejas Alemãs


Com certeza você já ouviu falar que os alemães gostam de cerveja e que em nenhum outro lugar a cultura cervejeira é mais bem estabelecida como na Alemanhã. Foi lá que, em 1516, foi promulgada a Lei da Pureza da Cerveja, a famosa Reinheitsgebot, pelo duque Guilherme IV da Baviera.

A Alemanha possui hoje em torno de 1200 cervejarias, a maioria se encontra no estado sulista da Baviera e na região da Francônia. Várias das cervejarias são locais e as cervejas só podem ser encontradas lá, porém há aquelas que se destaram pelo mundo e deixo aqui minha lista TOP 10. Listei cervejas que podem ser encontradas não só na Alemanha como aqui no Brasil também!

1. Cerveja Weihenstephaner Hefeweissbier


Este é o rótulo mais tradicional da Weihenstephan, a cervejaria mais antiga do mundo em funcionamento, desde 1040.

A Weihenstephaner Hefeweissbier é uma das melhores cervejas de trigo no estilo da Baviera no mundo, tanto que a sua levedura é considerada um ingrediente patenteado.


2. Cerveja Schneider Weisse TAP 1


Cerveja do tipo German Weizen, elaborada conforme a Lei da Pureza e de acordo com a receita original de Georg Schneider de 1872 na cidade de Kelheim, no estado da Baviera na Alemanha.

Falando um pouco da cervejaria, a maior parte da sua matéria prima vem de agricultores da região e é cuidadosamente selecionada pelo mestre cervejeiro. O "coração" da cervejaria são os fermentadores abertos, um dos segredos para o gosto rico e suave dessas cervejas de trigo. A Schneider é a mais antiga produtora de cerveja de trigo na Bavária e tem trabalhado initerruptamente desde sua fundação, em 1607.

3. Cerveja Schneider Aventinus Eisbock


Cerveja com história interessante... Na década de 1940, as Aventinus, cervejas do estilo Weizenbock fabricadas pela cervejaria Schneider, foram enviadas a toda Baviera em recipientes sem controle de temperatura. Consequentemente, a preciosa bebida parcialmente congelou durante o transporte. Sem saber que a bebida ficou concentrada, as pessoas ficaram perplexas com esta versão única de Aventinus. E foi assim que a primeira Aventinus Eisbock foi criada! Logo, Hans Peter Drexler, mestre cervejeiro da cervejaria, decidiu recriar este "erro" clássico em uma instalação moderna controlada.

4. Cerveja Paulaner Hefe Weiss


Uma das primeiras cervejas alemãs vistas nos mercados pelo Brasil, é uma cerveja de trigo, leve, frutada e sutilmente amarga, sendo que nenhum conservante artificial é utilizado. Na região da Bavária é conhecida como uma Cerveja para o Breakfast, por ser leve e de fácil digestão.

Na região da Bavária é conhecida como uma cerveja para o Breakfast, por ser leve e de fácil digestão.

5. Cerveja Erdinger Weissbier


Conhecida como a Weissbier mais tomada no mundo, a Erdinger Weissbier é uma cerveja de trigo premium e é carro chefe da Cervejaria Erdinger. A cerveja vem conquistando fãs pelo mundo todo graças ao seu sabor inesquecível e por seguir as técnicas tradicionais de maturação dentro da própria garrafa.

É uma cerveja leve, viva, muito aromática e refrescante, de sabor incomparável, clássica entre as cervejas de trigo.

6. Cerveja Hofbrau Original


É uma das mais tradicionais cervejas alemãs e uma das que participam da Oktoberfest de Munique. Criada em 1589, sempre seguiu a Lei de Pureza da Baviera. Do estilo Munich Helles (Lager), é uma cerveja refrescante, levemente amarga e picante. 

7. Cerveja Jever Pilsener


Uma Pilsener de grande popularidade na Alemanha. Bem tradicional ao seu estilo (German Pilsner), é mais seca e lupulada, considerada Super Premium devido a sua qualidade e sabor. A Jever é uma cerveja refrescante com corpo leve e final seco e suave, ótima drinkability.

8. Cerveja Hacker Pschorr Anno 1417


Essa cerveja leva em seu nome o ano da fundação da cervejaria Hacker-Pschorr. Se trata de uma cerveja da categoria “Naturtrübes Kellerbier”, que traduz por “cerveja de porão” naturalmente turva, com graduação alcoólica de 5,5%. É uma cerveja refrescante e de ótima drinkability.

9. Cerveja Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen


Estilo alemão muito tradicional que nasceu na região de Bamberg. O malte defumado pela madeira de faia é utilizado para fazer uma laber âmbar no estilo Märzen. A cervejaria Heller defuma seus próprios maltes. Para mais informações, clique aqui.

10. Cerveja Berliner Kindl Weisse Original


A cerveja Berliner Kindl Weisse Original é produzida com maltes de trigo e fermentação ácida por bactérias láticas (lactobacilos), apresenta sabor levemente ácido (típico do estilo), leve aroma cítrico frutado e baixo teor alcoólico. É uma cerveja que pode assustar inicialmente, pois suas acidez é proeminente e tem final salgado.

Na Alemanha esse estilo de cerveja é classificado como Schankbier, indicando uma cerveja fraca e normalmente servida com uma dose de calda açucarada sabor framboesa ou aspérula ou ainda misturada com cerveja tipo Pils para combater a acidez. Tem sido descrita como a cerveja mais puramente refrescante do mundo.
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Cervejeira Nerd • All Rights Reserved.
Distributed By Free Blogger Templates | Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top